Mensagens

O Perigo dos Ídolos

3/09/2014 13:28 - Atualizado em 3/09/2014 13:39

Em nosso coração há um trono que só pode ser ocupado por D-us. A idolatria, em seu sentido espiritual, significa que D-us deixou de ocupar o lugar central na vida do homem para ficar em segundo plano. Idolatria é uma obra da carne (Gálatas 5.19), por isso é tão comum em tantas culturas, mas é abominável para D-us. Porque através da idolatria o homem rejeita o D-us Criador em troca da criatura. Respondendo às questões da mulher Samaritana, Jesus disse abertamente: “Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4.22-24).
Com relação à idolatria você precisa entender alguns pontos que são de crucial importância para sua vida:
1 – O que são ídolos? (Salmos 115.2-8)
A palavra “ídolos” em hebraico é ‘ellim’ e significa “coisas de nada”, apontando para, em comparação com os mandamentos do Eterno, a futilidade, o engano e a inconsistência dos mesmos.
Ídolo é qualquer objeto abominável aos olhos de D-us e muitas pessoas possuem estes objetos e dizem tê-los só por ter. Entretanto, a simples posse dos mesmos ou a “fé” de que estes objetos possuam poderes protetores, torna a pessoa participante da adoração e, por conseguinte, uma idólatra. A pior consequência da idolatria é a pessoa se tornar inútil como seu ídolo, ser cego, surdo e mudo espiritualmente. Leia o texto citado.
2 – D-us abomina a Idolatria. (Êxodo 20.1-5)
A palavra de D-us proíbe ter, fazer, se encurvar ou servir às imagens. Sejam elas semelhantes às coisas da terra ou do céu. Quando uma pessoa conversa com uma imagem, canta, pede e/ou faz promessas a ela, ele a está adorando. Na verdade, a imagem mais adorada pela humanidade hoje é a de si mesma (hedonismo).
TIPOS DE IDOLATRIA
De imagens: (Isaias 40.18-20; Isaias 42.8; Isaias 45.20)
A idolatria mais comum é a de imagens, que representam divindades ou santos. São considerados divinos, pois os homens lhes atribuíram poderes que somente D-us tem.
Da natureza: (Deuteronômio 4.16-19)
D-us não admite nenhuma imagem, nem de sol, nem de lua, nem de qualquer outra coisa que esteja nos céus. Assim como não admite imagens de homem, ou de animais, sejam eles da terra ou das águas. A astrologia é um tipo de idolatria e adorar animais também é idolatria.
De pessoas: (Atos 12.21-23)
Devemos amar a D-us sobre todas as coisas. Jesus disse que aquele que ama mais a seus parentes e amigos do que ele, não é digno de servi-lo (Mateus 10. 37). Colocar esposa, esposo, filhos ou amigos, acima de D-us é uma forma de idolatria. Também se pode colocar nesta lista o fanatismo por time de futebol, partido político, religião, artistas da TV ou cantores, isto também é idolatrar.
De coisas (Mateus 6.24)
Animismo é a crença de que um objeto possua certo poder para realizar algo, atraindo sorte ou proteção, por exemplo: Figas, patuás, pé de coelho, ferradura, símbolos religiosos. O dinheiro é o objeto mais idolatrado que existe, e a Bíblia afirma que “… a avareza… é idolatria” (Colossenses 3.5).
3 – Qual será o destino dos idólatras? (Apocalipse 22.15)
A Bíblia diz que os idólatras não entrarão no Reino de D-us, por isso, esse assunto é demasiado sério e, merece de sua parte, toda a atenção. Todo idólatra despreza o Senhor Todo Poderoso.
4 – O que tem por trás dos ídolos? (I Coríntios 10.14–21)
Na carta de Paulo aos Coríntios encontramos uma grande preocupação, por parte do apóstolo, concernente à idolatria, pois nesta carta ele escreve: “Mas que digo? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice de demônios; não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios.” (1Co. 10.19-21)
5 – O que fazer com as imagens? (Deuteronômio 7.25-26)
Destruí-las, sem aproveitar nada, é o que a Bíblia manda fazer terminantemente. Contudo, é bom considerarmos que a idolatria não é quebrada simplesmente com a destruição do ídolo, é necessário ir mais além, é preciso destruí-lo dentro do coração que o recebeu.
Amamos vocês.

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.

LEIA TAMBÉM

  • Festa da Dedicação

    Do dia 20 a 27 deste mês, estamos celebrando a Festa...

  • Uma Espada, Uma Mão e Um Valente

    “ Estes são os nomes dos poderosos que Davi teve: Josebe-Bassebete,...

  • A Cruz Que Virou Púlpito

    Foram seis horas em que Jesus, fazendo da cruz um púlpito...

  • caminho

    O Caminho do Milagre

    Tudo na vida é o resultado de processo, de caminhada e...

  • Um Profeta,Uma Viúva e Um Punhado de Lenha

    Hoje quero prender minha atenção a pessoa desta viúva que morava...

  • Estrela de Davi x Hexagrama

    Muitos afirmam que a Estrela de Davi é um símbolo do...

  • Olhando para o Senhor

    O modo que Jesus olhava para as pessoas causava grande impressão...

  • Festa dos Tabernáculos: Profetizando a Volta do Messias!